Tradicionalmente, os alunos do Colégio Santíssimo Senhor, localizado no bairro da Serraria, em Maceió, reúnem-se uma vez por ano para em um ato de solidariedade ajudar a quem mais precisa. A gincana da fraternidade, conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio e tem como maior objetivo arrecadar doações de diversos tipos que são destinadas a pessoas necessitadas. A edição 2024 aconteceu nessa sexta-feira (24).
Ajudar a salvar vida é também uma das missões atribuídas aos estudantes. Na última quarta-feira (22), o colégio recebeu uma equipe do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL), pois uma das provas da gincana é a doação de sangue. Este ano, o empenho dos alunos surpreendeu a todos e eles bateram o recorde de arrecadação somando 132 doações de sangue – entre a coleta feita na quarta-feira e coletas externas. Cada bolsa de sangue pode ajudar até cinco pessoas. Com a ação dos alunos, que mobilizaram familiares e amigos para doar o sangue, mais de 600 vidas serão impactadas.
Uma das provas da gincana é a arrecadação de alimentos. Somando todas as doações, os alunos conseguiram juntar 3 toneladas, que serão distribuídas entre instituições de caridade e famílias carentes que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social. Além dos alimentos, os estudantes arrecadaram também 3500 itens de higiene pessoal (sabonete, creme dental, absorvente, desodorante) e 650 produtos de limpeza (sabão, agua sanitária, detergente, entre outros).
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição a gincana é um evento tradicional no calendário escolar. Este ano, após a divulgação do regulamento, o estado do Rio Grande do Sul começou a vivenciar uma tragédia ambiental. Diante disso, os alunos decidiram doar parte dos mantimentos para o estado já há duas semanas. O restante dos produtos arrecadados será destinado para instituições e famílias carentes.
Outra parceria já realizada pelo colégio é com a Unimed Maceió, que possui o projeto “Eu ajudo na lata”, que consiste na arrecadação de lacres de latinhas que são vendidos e o valor revertido para a compra de itens como cadeiras de roda e muletas – doados para pessoas com alguma deficiência, mas que não possuem condições de comprar os aparelhos que ajudam na melhoria da mobilidade. A Mobilização dos alunos resultou no montante de 90 quilos de lacres arrecadados.
A instituição Amor 21 também é contemplada com uma ação da gincana. Os alunos têm a missão de juntar tampas de plástico para serem entregues à ONG. Ela usa o valor da venda das tampas para investir em cursos e capacitações para pessoas com síndrome de down. Este ano foram arrecadados mais de 450 quilos de tampinhas plásticas.