Por Comunicação

É normal a preocupação de pais e responsáveis quanto ao desempenho de seus filhos na escola. Interessar-se pelo comportamento e notas dos estudantes é, sem dúvida, essencial para encontrar possíveis dificuldades e trabalha-lhas de forma mais efetiva. Entretanto, para que o aluno alcance o bom desempenho esperado, é importante que os pais também estejam presentes na realização de suas tarefas escolares e os ajude em momentos de dúvidas.

Pais e alunos devem desenvolver a consciência de que os estudos não se limitam às horas diárias passadas em sala de aula. Assim, os estudos devem ser contínuos também em casa, através das lições e atividades.

Lição de casa é participação 

Uma das principais funções da lição é contribuir para a integração e interação entre aluno, professor e família. Por meio dela é possível saber o que está acontecendo na sala de aula, qual o conteúdo que está sendo ministrado, o que está sendo cobrado e qual o grau de dificuldade ou facilidade que o filho está tendo com o tema.

É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a realização da tarefa, num ambiente calmo e livre de qualquer coisa que possa tirar a atenção. Os pais devem acompanhar a realização das tarefas de casa no momento da execução das mesmas ou reservar um tempo diário ou semanal. Veja como otimizar essa tarefa:

  • Verifique se a tarefa foi feita, ou não, reforçando a atitude de cumprimento de responsabilidade;
  • Observe se está bem feita ou faltou empenho (capricho, organização, limpeza);
  • Elogie, motive e estimule o esforço e realização, conversando sobre acertos e erros.

Assim que a criança terminar de fazer a tarefa, é importante que os pais confiram-na e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?

Participar da vida escolar do seu filho é seu dever, assim como estudar é a responsabilidade dele.