Por Comunicação

Os alunos dos 7ºs e 8ºs anos dos turnos da manhã e da tarde do Colégio Santíssimo Senhor (CSS) estão participando, desde a volta do recesso escolar, do projeto intitulado “Leitor do Dia em Ação”. No início de cada aula da disciplina, um aluno, de acordo com a ordem da chamada, vai até a frente da turma e lê um texto que foi escolhido por ele.

O professor Jorge Vieira explica o objetivo da atividade. “Quando o estudante faz a leitura para a turma ele aprimora os seus conhecimentos, além de se tornar um protagonista entre os colegas. Aos poucos ele vai perdendo a timidez e vai adquirindo a prática de falar em público”, informa.

Arthur Vilela Falcão e Victor André Brasileiro, alunos do 7º ano vespertino participaram do projeto. Os dois disseram que apesar do nervosismo foi interessante ler o texto para os colegas. Arthur escolheu o texto “Poema para meu irmão branco”, já Victor apresentou um texto de Albert Einstein.

Vieira disse ainda que após a leitura, os alunos precisam expor a razão pela qual escolheram o texto. “Com isso, eles têm a oportunidade de expor suas ideias e pensamentos. Isso faz com que eles aprimorem o senso crítico. Em pouco tempo já tivemos a demonstração de que o projeto, com certeza, dará certo”, avalia.

Embora, a ordem de leitura seja a que consta na chamada, o professor conta que alguns alunos que estariam no final da lista já solicitaram fazer a apresentação. “Eles estão muito ansiosos e pedem para ler logo, daí a gente vai ajustando e mantendo a ideia inicial de ser um estudante por aula”.