Por Comunicação

Os alunos dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental II, dos turnos da manhã e da tarde participam nesta quinta-feira (01/06), da Olimpíada Interna de Língua Portuguesa do Colégio Santíssimo Senhor. A atividade será desenvolvida em quatro momentos. Esta é a terceira edição do evento.

Em sala de aula, os alunos farão uma espécie de vestibularzinho, composto por 25 questões de interpretação de texto e gramática. Depois, no ginásio de esportes da instituição, haverá o “Soletrando”, onde três alunos de cada turma, que já foram selecionados previamente, farão a soletração das palavras sorteadas.

No terceiro desafio, os estudantes terão de fazer a identificação de modo, número, pessoa e tempos verbais nas orações que também serão sorteadas. A última prova da Olimpíada consiste na identificação das classes gramaticais contidas nas orações.

A atividade é coordenada pelos professores da disciplina de Língua Portuguesa, Jorge Lima e Sandra Lira. Para o professor, a participação dos alunos é essencial. “A Olimpíada servirá para que eles melhorem o aprendizado, desenvolvam habilidades ligadas ao raciocínio, aprimorem o gosto pela língua materna e descubram novas formas de conhecer a língua portuguesa, além de instigá-los a gostarem da matéria”, resumiu.

Para se chegar ao resultado do vencedor da Olimpíada será feito o somatório das quatro etapas. Cada uma delas vale 25 pontos. Serão considerados vencedores os três alunos de cada turma, que mais se aproximarem dos 100 pontos.

A Olimpíada acontecerá no horário normal de aula.