Por Comunicação

As férias estão aí. Com tanto tempo livre, muitos pais se questionam sobre o que fazer para que os filhos desfrutem dos dias de folga sem que permaneçam ociosos ou muito tempo em frente às telas dos computadores, smartphones ou tablets. A solução é simples: deixar a imaginação fluir e aproveitar para ficar mais próximo à criançada realizando diversas atividades, muitas vezes dentro da própria casa.

Para auxiliá-los nesta tarefa, a psicopedagoga da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Santíssimo Senhor, Patrícia Araújo, selecionou algumas dicas de brincadeiras que poderão ser feitas com os filhos.

“Como o objetivo é ver a criançada se divertindo bastante, nós gostaríamos de pedir aos pais que enviem fotos das brincadeiras para que possamos divulgar nas nossas redes sociais mostrando como está sendo este período de descanso”, convida Patrícia Araújo.

As fotos das atividades devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Confira abaixo a lista completa das sugestões de atividades e brincadeiras:

Pequenos Chefes: Escolha uma receitinha fácil e divirta-se ensinando as crianças! Elas adoram!
Galerinha em casa: Chame alguns amigos dos pequenos para curtir uma tarde na sua casa;
Cabana da leitura: Monte um cantinho especial com lençóis, edredom, travesseiros, lanterna e conte histórias, capriche na narração.
Trilha na cidade: Separe boné, protetor solar, repelente, tênis, garrafa de água e trace uma trilha bem divertida no Parque, praças, praias e pontos turísticos da sua cidade.
Aniversário dos bonecos: Que tal fazer uma festinha para as bonecas e bonecos com guloseimas e muita farra.
Bolinhas de Sabão: um pote com água , sabão e canudinho e tá feita a brincadeira..
Caça ao tesouro: Esconda um prêmio (coisa simples mesmo) e espalhe bilhetinhos com charadas que, respondidas, levam a outra pista.
Jogos de tabuleiro: Estimulam o raciocínio e divertem muito a criançada. Têm vários jogos legais.
Piquenique: Que delícia um lanchinho ao ar livre. Vá para o parque e incentive as crianças a brincarem ao ar livre nas férias!
Cineminha: No shopping ou em casa mesmo. Faça um balde de pipoca e faça uma sessão de cinema com os filmes preferidos das crianças.
Hora de ensinar a brincar: Bicicleta, Patins e Skate na Pracinha, no parque… não podem ficar de fora, afinal são uma das melhores brincadeiras para divertir as crianças.
Soltar Pipa: construa junto com as crianças pipas do seu personagem preferido. Eles irão adoram!
Brincar de Acampar: ou se vocês são aventureiros, acampem de verdade! Por que não?
Continue o desenho: Inicie um desenho e peça pro seu filho continuar.
Brincar de massinha caseira: Eles gostam muito. É hora de soltar a criatividade, deixar rolar a imaginação do seu pequeno artista .
Artesanato: Faça brinquedos com pet, papelão, caixinha de leite e etc… Além de ser divertido você ensina as crianças sobre a importância da Reciclagem, de como devemos nos preocupar com o meio ambiente.
Teatro: Faça uma peça com contos de fadas, historinhas e etc…
Banda Kids: Brinque de compor músicas com as crianças, de tocar guitarra com o cabo de vassoura, deixe a imaginação e a diversão tomar conta dessa casa.
Desfile Kids: Faça um desfile entre as crianças com roupas e acessórios diferentes, legais…a ordem é se divertir.
Plantação Kids: Ensine a criança a cuidar de plantinhas, mesmo em apartamento dá pra manter um vasinho de alguma planta.
Fotografias: Abra de álbum de fotos, conte a história da família. Deixe-os fotografarem os melhores momentos das férias.