Por Comunicação

O interesse pela leitura vem crescendo entre os alunos do Ensino Fundamental I (1ºs aos 5ºs anos) do Colégio Santíssimo Senhor. Embora o número ainda seja pequeno, em relação ao mês de fevereiro, houve um crescimento de mais de 200%. No primeiro mês, apenas cinco alunos se destacaram, agora foram 14 estudantes.

O projeto é coordenado pela bibliotecária do Colégio, Ana Leia Leão. De acordo com ela, é importante que mais alunos participem. “Com certeza o avanço é significativo, mas é preciso que mais estudantes se dediquem à leitura e possam participar desta atividade”, observa.

De acordo com o gráfico da leitura, novidade que surgiu este ano, ao longo do mês de março 119 obras literárias foram solicitadas pelos alunos. A turma campeã é o 5º ano com 51 solicitações, depois vem o 3º ano com 26, o 4º ano com 24, o 1º ano com 15 e por último o 2º ano com apenas 3.

O projeto funciona da seguinte maneira: os alunos pegam o livro emprestado na biblioteca e junto a ele levam uma ficha de leitura, que funciona como uma espécie de relatório, onde os leitores preenchem as informações de acordo com o que eles aprenderam do livro lido.

Para que o aluno seja selecionado como “leitor do mês” é feita a contagem da quantidade de fichas de leitura que foram devolvidas por ele. O material é avaliado pela bibliotecária. Depois disso, o aluno que se destacou naquele mês é fotografado e a foto fixada em um mural.