Por Comunicação

Imagina você acordar na próxima quinta-feira e depois de um gesto simples ter a certeza que contribuiu para salvar vidas. Pois é, isto é possível! No dia 25 de maio, a partir das 8h o ônibus do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) estará estacionado em frente ao Ginásio de Esportes do Colégio Santíssimo Senhor a espera de doadores de sangue.

A campanha faz parte da Gincana da Fraternidade da instituição de ensino, que será realizada com alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio. Cada equipe participante deverá trazer no mínimo dez doadores para que a tarefa seja considerada cumprida.

Além dos doadores trazidos por alunos, qualquer pessoa da comunidade poderá doar sangue. É uma maneira fácil de ajudar a mudar a vida de pessoas que nem se conhece e que estão necessitando desta doação para sobreviver.

Para doar sangue alguns requisitos precisam ser observados, dentre eles:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis)
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).