Por Comunicação

Falar sobre o câncer de mama, os cuidados com o corpo e como tentar prevenir a doença. Foi com este objetivo que colaboradoras do Colégio Santíssimo Senhor se reuniram na tarde dessa quinta-feira (24), para tratar sobre o assunto.

O momento foi conduzido pelas enfermeiras do Hospital Unimed Maceió, Ikla Oliveira e Mayra Canuto. Elas falaram sobre os sintomas do câncer e como as mulheres devem ficar vigilantes no sentido de sempre observarem o próprio corpo.

As profissionais enfatizaram a importância dos exames preventivos e da necessidade de procurar os especialistas sempre que necessário. Elas ainda lembraram da importância da rede de apoio, que a mulher diagnosticada com câncer precisa ter.

Logo após a fala das enfermeiras, a professora do Maternal do CSS, Tia Vânia deu o depoimento dela. Vânia teve câncer de mama aos 28 anos. Emocionada, ela relatou como foi lidar com a doença.

“Eu não tive medo. Enfrentei tudo desde o começo. Eu só pensava em ficar boa logo, pois eu tinha um filho para criar. Ele estava com apenas 5 anos e nem entendia o que estava acontecendo. Meu objetivo era minha cura, por conta do meu filho. O resto não importava”, contou ao relembrar que fez sua última sessão de quimioterapia em fevereiro de 2007, quando logo depois recebeu a excelente notícia da cura.

“Reunir nossas colaboradoras para tratar de um assunto como o combate e prevenção ao câncer de mama é, sem dúvida, muito importante. É uma oportunidade para falar sobre este assunto, muitas vezes, ainda repleto de mitos e pré-conceitos. Gostaria de agradecer a Unimed Maceió, que nos atendeu e enviou duas profissionais para conversar conosco. Saímos do encontro com a sensação que precisamos ficar sempre atentas aos sinais que o nosso corpo nos dá e, claro, buscar sempre ajuda especializada”, disse a diretora do CSS, Maria José, a Dida.