Por Comunicação

Os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental I do Colégio Santíssimo Senhor participam nesta quinta-feira (16), da olimpíada Canguru de Matemática. As provas têm duração de uma hora e trinta minutos. Os estudantes respondem a questões lógicas de múltipla escolha.

O Canguru de Matemática é uma espécie de jogo. Estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis. o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.

História da Competição

Ao fim do século  passado, muitos países começaram a considerar a ideia de usar competições matemáticas para popularizar a Matemática entre grupos cada vez maiores de estudantes. Em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine, inspirados pela Competição Australiana de Matemática, começaram um concurso semelhante na França, chamando-o de Canguru Matemático.

O concurso, consistindo em sua maioria de questões simples e atrativas de Matemática, na forma de testes de múltipla escolha, foi um grande sucesso. Como consequência, em 1993 foi realizada uma reunião em Paris, na qual foi proposta a vários países europeus a organização de um concurso mais abrangente denominado Canguru Europeu.

A ideia foi recebida com entusiasmo e, em 1994, no Conselho Europeu em Estrasburgo, os representantes de 10 países fundaram a Associação Canguru Sem Fronteiras (AKSF, em francês). Esta associação, responsável pela organização do concurso Canguru, foi formalizada e registrada em 17 de janeiro de 1995, em Paris, sendo o professor André Deledicq o seu primeiro presidente.

Premiação

Não haverá ranking de escolas. Cada escola terá acesso apenas aos resultados de seus alunos. Serão divulgadas apenas as notas de corte das premiações e alguns dados gerais estatísticos.

*Com informações do Canguru de Matemática