Por Comunicação

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irá acontecer este ano em dois domingos seguidos: dias 5 e 12 de novembro.

Visando a preparação dos alunos para o Enem, nesta quinta (16) e sexta (17), os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santíssimo Senhor (CSS) participam do I simulado do Sistema Ético de Ensino 2017.

O principal objetivo da atividade é mostrar aos alunos a sistemática de funcionamento do Enem. O Exame tornou-se a principal ferramenta de acesso às Universidade públicas do país.

O coordenador do Ensino Médio do CSS, Maurício Sarmento ressalta a importância da participação dos alunos no simulado. “É uma maneira deles conhecerem o modelo da prova, já que como o próprio nome diz, é um simulado do teste que os alunos irão fazer em novembro, para disputarem uma vaga nas Universidades”, explica.

Mudanças no Enem 2017

O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Segundo a presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, a “esmagadora maioria” dos participantes preferiram manter o exame presencial, em papel, ao invés da opção de alterá-lo para ser feito em computador.

A mudança do exame para domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. Segundo o MEC, os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil.