Por Comunicação

O aluno João Gabriel Delmiro Lima Lessa, do 6º ano MA, foi o representante do Colégio Santíssimo Senhor e de Alagoas no Campeonato Brasileiro de Xadrez – FENAC que aconteceu nesse sábado, 28 de abril. João tem 10 anos e competiu na categoria Sub 11 do Campeonato.

Estimulados pela família e pelo Colégio, os estudante treina constantemente o esporte e participa de diversos campeonatos de abrangência estadual e regional.

João, que começou a jogar xadrez com o pai, conta que a expectativa para a próxima competição está alta e que tem treinado bastante para ter um bom resultado. “Meus pais e a minha escola estão me apoiando muito, meus colegas também estão na torcida para que eu consiga me sair bem na competição”, afirmou.

O aluno irá acompanhado do professor de matemática Stanley Lessa, que iniciou em 2018 um projeto de xadrez nas turmas do Ensino Fundamental II e Médio como forma de incentivo ao esporte e de melhorar a concentração e raciocínio lógico dos alunos.

Entre os principais benefícios da prática do xadrez estão: Promover o desenvolvimento cerebral, exercitar os dois lados do cérebro, aumenta o QI, aguça a criatividade, melhora a capacidade de resolver problemas e ensina planejamento e melhora a tomada de decisão.

FENAC

O Festival Nacional da Criança de Xadrez (FENAC) trata-se do campeonato nacional de xadrez. Inicialmente, acontecem os campeonatos estaduais, onde os vencedores de cada categoria são convocados para representar seu Estado no Festival.

A competição tem como objetivo apontar campeões e selecionar os representantes do Brasil nas categorias Sub8, Sub10, Sub12 e Sub14 para o pan-americano e para o mundial.