Por Comunicação

Organizar os brinquedos, guardar a louça, cuidar do bichinho de estimação, arrumar a cama… Você já refletiu como essas tarefas podem colaborar com o crescimento do seu pequeno?  É isso mesmo, introduzir as crianças nessas atividades diárias traz muito benefícios para ele e para o bem estar da família.

Ao ajudar em algumas atividades domésticas, as crianças e adolescentes crescem com uma noção maior de responsabilidade e autonomia, pois, ao realizar as atividades, eles entendem como funciona o dia a dia da casa, valorizando ainda mais o trabalho e esforço dos pais.

Mas claro que, como tudo na vida, cada um tem o seu tempo e os pais devem se atentar a isso na hora de delegar as atividades diárias para os filhos. Quanto mais cedo essas atividades são colocadas na vida da criança, mais elas deixam de se representar algo desagradável ou ruim, pois elas se tornam parte da rotina dos pequenos de forma natural e saudável.

Confira as tarefas indicadas para cada faixa etária da criança:

De 2 a 3 anos
Nessa idade, os pequenos já conseguem realizar tarefas simples como guardar seus brinquedos e calçados, levar as roupas sujas para o cesto, tirar sozinho a própria roupa, limpar pequenas superfícies, ajudar a arrumar a cama e tirar seu prato da mesa.

De 4 a 5 anos

Nessa idade, você já pode incentivar o seu pequeno a arrumar a mochila da escola, tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa como livros e revistas, regar as plantas, ajudar seu próprio quarto, ajudar a por a mesa e acompanhar a preparação de algumas refeições.

De 6 a 8 anos
Nessa idade, a criança já começa a ter mais noções de responsabilidade e cuidado. Então, você pode orientá-la a esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e retirar roupas do varal, varrer e passar pano em certos cômodos da casa, lavar o quintal, guardar as compras, ajudar a organizar armários e a preparar algumas refeições.

De 9 a 11 anos

Nessa idade, a criança já tem mais habilidades motoras e é capaz de desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, preparar lanches rápidos, levar o lixo para fora, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, com mais alguns anos, pode até ajudar a cuidar de um irmão mais novo.

A partir de 11 anos

A partir dessa idade, é indicado preparar uma lista de atividades que funcione como uma agenda. Você pode criar uma lista de tarefas para os filhos por dia da semana. Por exemplo, levar o lixo para fora toda segunda-feira. Nesta idade, além da tabela de afazeres domésticos, os pais também já podem criar restrições em outras atividades, como ficar apenas uma hora por dia no computador, ver televisão, no máximo duas horas por dia etc. Além disso, deve haver a cobrança de um bom trabalho e dedicação aos estudos.